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segunda-feira, 3 de julho de 2017

Projeto "Agua e os Seres Vivos"

Escola Estadual Théo Brandão


  

PROGRAMA                            
“Somos a transformação que queremos no mundo”

PROJETO: Água e os seres vivos.

1 - Resumo do Projeto

     Este Projeto faz parte do Programa “Somos a transformação que queremos no mundo” que visa estimular a pesquisa e o estudo como ferramentas para a resolução dos problemas encontrados em nossa comunidade, em especial em nossa escola.
     Neste ano o Projeto terá  como tema : a água e os seres vivos, cujos resultados serão apresentados na Semana das ciências naturais do Colégio Théo Brandão, em dezembro de 2017.
          Acreditamos que o futuro do planeta está em perigo, portanto necessitamos  reduzir o processo autodestrutivo de nossa espécie através de ações que garantam minimizar os efeitos dos problemas socioambientais que estamos provocando desde a revolução industrial, e até arranjar soluções mais viáveis para melhorar a nossa adaptação em certas regiões do planeta.
          As leis que regem a natureza estarão atuando um dia com mais brevidade, pois é uma simples questão de causa e efeito: quanto maior o desequilíbrio maior será a reação da natureza para reencontrá-lo (grifo nosso). Precisamos realizar ações, sejam individuais ou coletivas, para colaborar nesta retomada pela saúde do planeta Terra e evitar uma possível extinção dos seres humanos.
          O Projeto buscará contribuir para a formação de pessoas mais participativas, autônomas e conectadas com a utilização de tecnologias mais sustentáveis, e capazes de perceber a realidade, interferindo no que pode ser prontamente alterado ou atenuado, propondo soluções práticas e ambientalmente mais sustentáveis, e além de criar as condições para o desenvolvimento do trabalho em equipe, da participação solidária, do uso do conhecimento científico e da prática do tripé ensino, pesquisa e extensão.
           Sabemos que escola é o espaço ideal para a organização e a transformação de informação em conhecimento, e essa deve atuar como um elemento facilitador no processo de tornar o conhecimento em algo significativo, que possa ser usado na solução dos problemas identificados pelos alunos, independentemente de sua complexidade. Nessa visão a escola passa a desempenhar o seu papel fundamental de ensino, um papel transformador e de produção de conhecimento, cuja base está na busca de informações que levará a construção do conhecimento científico necessário para as soluções daquilo que precisa sofrer interferência humana, melhorando nossa qualidade de vida.


2.    Objetivos
Objetivos gerais

  • Fazer com que os alunos entendam a participação da água nos diversos processos biológicos, em especial a respiração e a fotossíntese, o seu uso na produção vegetal e no controle da temperatura dos ambientes.

Objetivos específicos

  • Entender a água como uma das principais substâncias inorgânicas prsentes nas células de todos os seres vivos.
  • Compreender as funções da água nos processos vivos.
  • Identificar as diferentes forças que atuam na molécula da água.
  • Identificar as relações da água com os diversos sistemas do corpo humano.
  • Criar na escola espaços naturais e autossuficientes, utilizando os vegetais.
  • Construir pequenos jardins temáticos e representativos dos biomas nacionais.
  • Construir hortas orgânicas e autossustentáveis.
  • Realizar a arborização da escola e áreas vizinhas.
  • Fomentar a importância do trabalho em equipe na resolução de problemas e na utilização desta prática em sua vida profissional, em um mercado cada vez mais social.
  • Utilizar a técnica científica como modo de ação.
  • Identificar os critérios que levam as pessoas a terem uma boa qualidade de vida.
  • Estimular a criatividade através da busca de solução para os problemas encontrados, em especial os ambientais.
  • Estimular o conhecimento sobre os problemas ambientais que ocorre em meu bairro, em especial na minha escola.
  • Contribuir para que os estudantes possam identificar a sua responsabilidade enquanto participante de uma comunidade, a comunidade escolar.
  • Desenvolver habilidades em identificar e procurar soluções frente aos problemas ambientais.
  • Integrar diferentes áreas do currículo escolar
  • Utilizar a tecnologia da informação para pesquisa e socialização dos subtemas.


3.     Justificativa

          A escolha do tema “a água e os seres vivos” parte da importância que desempenha essa substancia química nos diversos processos bioquímicos dos seres vivos e dos ecossistemas, a dificuldade de seu armazenamento nos organismos vivos em quantidade suficiente para as atividades diárias, sendo necessária a sua constante reposição.
         A quantidade de água nos seres vivos varia de acordo com a espécie, com a idade, com os órgãos, etc; nos seres humanos chega a mais de 65% do peso corporal. Ela é um dos principais componentes das células vivas e com isso torna-se uma das principais substâncias química para o desenvolvimento da vida em qualquer instância. Dentre os processos bioquímicos  a água está presente na respiração, na fotossíntese, na eliminação de substâncias (urina), na regulação da temperatura corporal (suor), no transporte de substancias, na proteção do embrião, etc.
          Os vegetais retiram dos diversos ambientes a água necessária para completar seus diversos ciclos de vida. Nas plantas terrestres a água é retirada do solo, na maioria das espécies vegetais, e para isso é necessário que o solo possa receber e armazenar água em quantidade e tempo suficiente para que a planta possa utilizá-la. Neste projeto passaremos a estudar e arranjar soluções simples, com custos econômicos viáveis e ambientalmente sustentáveis, para disponibilizar esse precioso líquido as plantas. Para tal usaremos práticas agronômicas e biológicas que gerem um maior desenvolvimento e produtividade vegetal, além é claro de garantir a reprodução das espécies de plantas usadas no projeto.
         Os estudos decorrentes do projeto também funcionarão para o entendimento da diminuição da temperatura nos diversos compartimentos da escola, do aumento da umidade relativa do ar, da produção de chuvas, do bem estar proporcionado pela sombra de uma árvore, pela existência das “ilhas de calor” nas cidades e outros problemas decorrente da falta ou da pequena quantidade de vegetação nos centros urbanos.
         
4.     Metodologia

           Neste projeto partiremos da resolução de problemas mais simples para os de maiores complexidade, levando em consideração que para lutarmos por grandes transformações sociais, precisamos resolver os problemas que estão mais próximos de nós e que necessite, apenas, de nossa interferência direta para resolvê-los. Para tal, serão formados grupos de alunos matriculados nos primeiros anos do ensino médio, para realizar estudos sobre temas específicos, tendo como tema gerador a água e os seres vivos e depois apresentar soluções para os mesmos, com base em seus estudos técnicos e científicos.
 O projeto será realizado com os alunos dos 1ª anos do ensino médio da Escola Estadual Profº Theotônio Brandão Vilela e contará com a coordenação do Profº José Maria Pedrosa Oliveira, da disciplina Biologia.
 No transcorrer do projeto buscar-se-á, através das aulas, envolver os alunos e toda a comunidade escolar a uma maior participação na construção do seu próprio conhecimento a cerca do mundo natural, em especial na utilização da água pelos seres vivos, unindo as informações obtidas em sala ao conhecimento popular e o científico. Para isso será necessário o uso de estudos, experiências práticas e outras formas de informações que leve a descobertas de soluções técnicas e científicas para explicar de como as coisas acontecem. 
O projeto será dividido em cinco etapas de trabalho. São elas:
·       1ª Etapa  -  Serão criados grupos de trabalhos que farão um levantamento prévio do que será necessário para a realização do projeto, a escolha dos subtemas ligados as ciências naturais e do estudo de cada subtema. Depois de finalizado o levantamento será feita a montagem final do cronograma.
·       2ª Etapa - Nesta etapa acontecerão estudos e montagem de experimentos para melhor compreender a necessidade da água para os seres vivos, em especial pelos vegetais, e o uso dessa substância química nas diversas reações no organismo. Sendo assim as equipes poderão melhor interferir no ambiente na tentativa de melhorar as condições física, química e, consequentemente, biológica para aumentar a produtividade dos sistemas em estudos.
·       3ª Etapa - Serão escolhidos por sorteio os subtemas do Projeto que cada equipe ficará responsável para desenvolver e apresentar seus resultados. Para isso os alunos deverão buscar, junto às diversas disciplinas da grade curricular, os caminhos e ferramentas necessárias para atingir o objetivo definido para cada equipe.  Com isso estaremos criando às condições e contribuindo para despertar, nos alunos o amor pelo conhecimento, em especial pelo conhecimento científico.
·       4ª Etapa - os grupos apresentarão os resultados dos subtemas durantes às aulas de biologia dos primeiros anos do ensino médio, podendo eventualmente apresentar em outras turmas, em outros locais e/ou virtualmente, através de sites, blog e redes sociais.
·       5ª Etapa - será o momento de socializar, junto com toda a comunidade escolar os efeitos e resultados do Projeto, preparando o terreno para intervenções maiores, quer seja na sua rua, no seu bairro ou na sua cidade.
 Assim sendo, este projeto envolverá os participantes em estudos e ações que promova uma maior conscientização do seu papel na defesa do planeta, utilizando para isso o conhecimento científico disponível.
O projeto terá um momento inicial para apresentação de todo seu conteúdo.  A partir daí iniciarão o planejamento dos seus trabalhos, os estudos e a elaboração de experiências que possam melhor explicar os diversos conhecimentos necessário para a montagem do produto final.
Cada 1º ano ficará responsável por seu projeto sendo que a turma poderá ser  dividida em subgrupos de até seis componentes para a realização de subtemas necessários ao entendimento do tema como um todo:
ü  Grupo 1 – A substância química água: suas principais características físico-químicas.
ü  Grupo 2 – A água e suas características biológicas.
ü  Grupo 3 – A água e sua disponibilidade no planeta.
ü  Grupo 4 – A água, fotossíntese e respiração.
ü  Grupo 5 – A água e o solo.
ü  Grupo 6 – A água e a temperatura nos diversos sistemas.

5 - PRODUTOS SUGERIDOS;
  • Apresentação multimídia, banner, etc sobre os subtemas e tema principal.
  • Criação de vídeo sobre o tema (desenho animado, etc)
  • Criação de experimentos sobre os subtemas e tema principal.
  • Criação de maquetes, cartazes, etc sobre os subtemas e tema principal.
  • Criação de peças teatrais, músicas, etc sobre os subtemas e tema principal.
  • Criação de sites, redes sociais, etc sobre os subtemas e tema principal.
  • Outros.
6. AVALIAÇÃO
Será processual e diagnostica.

·        Antes da Execução:
·         
·        Durante a Execução:
·         
·        Término da Execução:


7. EFEITOS MULTIPLICADORES PREVISTOS











8 – FONTES DE PESQUISAS SUGERIDAS
·        Livros

·        Vídeos

·        Sites

·        Instituições públicas e privadas

·        Profissionais

·        Outros


9. Execução

Cronograma:
    
       Ítens                                                         Março   Abril    Maio    Junho     Agosto    Setembro
ü  Apresentação do Projeto para as turmas.          X
ü  Distribuição dos subtemas para as equipes       X             
ü  Preparação dos seminários e experiências        X               X                X               X                 X
ü  Apresentação dos seminários dos subtemas     X               X                X               X                 X                             
ü  Preparação do projetos por turma                      X               X                X              X                  X
ü  Finalização e apresentação preliminar dos projetos                                                                 X               X
ü  Apresentação Final dos Projetos                                                                                                                    X            








10 .Custos
5.1   Sumário dos Recursos Solicitados
Itens de Despesas
Totais
Recursos Materiais
Material permanente
      Equipamentos
Computadores
Microfones
Caixa de som
Data show
Material de consumo
      Material
      Papelaria Material Escritório
      Suprimentos e Manutenção Informática
      Manutenção Xerox, Encadernações, Certificados
      Material Limpeza, Copa e Conservação
§  Papel xamex








Recursos Humanos
      Alunos, funcionários, professores, coordenadores e gestores.
·        Outros








 



Outras despesas (especificar)





Total




11.   Sugestão de Cronograma de Desembolso dos Recursos Solicitados
Item ou fase do projeto
Previsão de desembolso
Totais

SET/16
Out/16
Nov/16
Dez/16



Elaboração do Projeto

Divulgação do Projeto

Implantação Projeto 

Apresentação Relatório Parcial I
De Avaliação

Término














Totais











12.  Contrapartida do beneficiário e/ou recursos de outras fontes de financiamento
Fonte
Itens de despesa
Disponível ou  em negociação
Totais











Custo Total do Projeto = R$

OBS: O apoio solicitado representa _____ % do custo total do projeto

Período abrangido pelo projeto
01 de setembro de 20161 à 20 de dezembro de 2016
Período abrangido pelo patrocínio



13 - ANEXOS

Local e Data




Profº José Maria Pedrosa Oliveira
    Coordenador de Projetos

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